Resenha: Fahrenheit 451

23:53


Olá meus amores, esta é minha primeira resenha literária aqui no blog, e estou alegre que seja desse magnífico livro, Fahrenheit 451. Uma dos temas desta obre é o amor aos livros, assim como sou louca por livro ( naverdade nós três aqui do RR somos) me identifiquei muito.




Primeiro contarei como ele me foi apresentado, vocês já devem saber pelos posts anteriores que faço Publicidade e Propaganda, e nesse segundo período temm uma matéria que se chama Comunicação e literatura. O primeiro livro da bibliografia foi Fahrenheit 451, de início pensei que fosse mais um livro que iria ler apenas para a apresentação do trabalho e prova, mas ao começar a ler o livro fui ficando cada vez mais apaixonada. Ele simplesmente te deixa sem chão, o livro é tão intenso e tão atual, mesmo sendo escrito no século passado, você se vê nele, e se pensa vivendo no mundo do livro. Juro que não quero dar spoiler hahaha não sei se vou conseguir, apenas quero despertar o seu interesse de ler essa maravilha de livro.

Ao ler o livro, estudávamos a Catarse ou o efeito catático, que é na verdade o efeito que o livro, (ou qualquer outro tipo de obras como filmes, etc) lhe causa, é o ponto do livro que "muda" sua visão de mundo, e te faz ver tudo diferente. Melhor dizendo, no meu caso, foi a parte que li e falei "Poxa, não é está tudo desse jeito!". O efeito catártico que esse livro me deu foi impressionante, sério, não consigo palavras para expressá-lo, apenar peço: LEIA!

O Romance de Ray Brandubury, apesar de sua literatura ser tão atual foi escrito após o término da Segunda Guerra, e condena a opressão anti-intelectual nazista. O enredo do livro conta como personagem principal Guy Montag, um bombeiro, e retrata um futuro onde livros e senso crítico é extremamente proibido. Nessa realidade futurista a profissão de bombeiro tem a missão de queimar livros, por isso o nome onde 451 é os graus ( em fahrenheit) da queima dos livros. Porém em uma de suas missões Montag, se depara com algo inédito, o amor de uma pessoa pela literatura e isso muda sua vida!

Após Fahrenheit 451, percebi o quanto o cultivo da leitura é importante, e o que ele me despertou foi como esse hábito tem se tornado escasso nas atuais crianças. É dever de todo amante de livros impactar a todos a sua volta ou melhor mobilizar para que todos leiam, e se apaixonem por ler. A leitura, o conhecimento pode tirar muitos da ignorância, esse é um dos eixos do romance, pois quando não se lê, perde-se a noção de mundo e qualquer coisa ou qualquer um pode te "dominar". Espero que você esteja morrendo de vontade de ler Fahrenheit 451! Juro que você não irá se arrepender. E se vocês já leram comentem sua experiência e opiniões aqui nos comentários, vou adorar ler todos!

Beijocas e até a próxima!
Fran 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu amo esse livro de Ray Bradbury! Eu acho que é muito bom porque tem uma história muito interessante e relevante para o tempo atual. Eu também gosto das adaptações cinematográficas que ele teve. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando faz pouco soube que estrearia um filme dele soube que devia vê-lo. Eu vi que vai ser um dos Michael Shannon filmes este ano. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Eu acho que este filme será muito interessante e definitivamente muito diferente ao feito pelo Truffaut. Eu não perderei! Se vocês são amantes do livro este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir

Flickr Images

Subscribe